Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18hs

Sábado das 9h às 14h

Telefone e WhatsApp:

Geral:

 

(21) 98699-5517

(21) 98606-9579

 

Equipes:

Geologia Ambiental: (21) 97632-9920

Geologia de Engenharia: (21) 98606-9579/(21) 99599-7977

Geoprocessamento: (21) 98699-5517

Endereço
Av. Athos da Silveira Ramos, 274

Bloco J, Sala J2-034
Cidade Universitária - RJ - Brasil

CEP: 21941-611

E-mail: contato@xistojunior.com

Localização

© 2020 Diretoria de Marketing - Xisto Jr. Consultoria

3 Passos Para o Seu Negócio dar Certo Utilizando o GeoMarketing

23 Aug 2017

Já imaginou se você tivesse certeza de onde escolher o local ideal para abrir o seu negócio?

 

Com as ferramentas de Geomarketing, é possível saber, exatamente, em qual local os resultados do seu empreendimento serão os melhores possíveis.

 

Geomarketing é uma técnica de Marketing que considera a elaboração de mapas e análise de dados como componente no processo de tomada de decisões na gestão de Vendas, Trade e Marketing. Permite uma análise com maior assertividade de Mercado, Consumidores, Fornecedores e Concorrentes.

 

Isso quer dizer que você pode saber como aumentar o lucro da sua empresa e reduzir custos apenas com dados geográficos do seu público-alvo, vale a pena, não?

 

Vamos usar como exemplo o Sr. Guilherme, que deseja abrir um Restaurante Japonês mas quer saber como pode obter os melhores resultados.* 

 

*Os dados utilizados são apenas um exemplo e são fictícios 

 

Guilherme deseja abrir seu negócio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na região do Mapa Abaixo 

Como primeiro passo, é preciso mapear quem são os clientes principais de um Restaurante Japonês, e o fator mais relevante é usado para fazer uma Segmentação Demográfica. Nesse caso, o fator escolhido foi a Renda Média, e pelo mapeamento de público-alvo, foi determinado que pessoas pertencentes às classes A+, A e B são as principais clientes do negócio.

 

Por isso, o mapa da região alvo foi segmentado conforme essas características, dando o resultado da imagem abaixo.

O Segundo passo, depois de saber quais são os locais relevantes para a abertura do Restaurante do Sr. Guilherme, precisamos saber quais dessas regiões apresentam um melhor custo-benefício. Em qual delas é possível atingir melhor o público certo gastando o mínimo possível?

Para obter essa informação, é feito um Mapeamento de Custos Médios como na imagem abaixo. Assim, com a Segmentação Demográfica e o Mapa de Custos, podemos cruzar as informações para determinar qual é o local mais vantajoso para a abertura do restaurante. 

 

O Terceiro e último passo para o restaurante do Sr. Guilherme dar certo é vencer sua concorrência, e atingir o público em que ela não chega. Para isso, é preciso que seja feito um Mapeamento de Concorrentes, em que seja identificado a área de atuação de cada um. 

No mapa, cada ponto preto representa um outro Restaurante Japonês, e cada círculo em volta representa sua Área de Influência. Analisando todos os dados, de Segmentação Demográfica, de Custos e de Concorrentes, podemos, finalmente, dizer em qual local exato Guilherme deve abrir seu Restaurante. Esse local, representado pelo ponto vermelho, está o mais próximo possível de seus clientes qualificados, apresenta o melhor custo-benefício e está o mais distante possível da área de influência da concorrência.

 

Dessa forma, o Negócio do Sr. Guilherme tem as maiores chances de atingir ótimos resultados. O investimento no Geomarketing pode trazer muitas vantagens a curto, médio e longo prazo. Grandes empresas, como o McDonald's, não abrem nenhuma franquia sem antes realizar um estudo completo de mercado.

 

Não tome mais Nenhuma Decisão Estratégica na sua Empresa Antes de uma Consultoria especializada em Inteligência de Mercado.

 

Se você se interessou e deseja uma Consultoria de Geomarketing para o seu Negócio, a Xisto pode te ajudar! Clique Aqui Para Pedir o Seu Projeto.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Qual a importância e os benefícios de se obter o Cadastro Ambiental Rural (CAR)?

February 23, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook