Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18hs

Sábado das 9h às 14h

Telefone e WhatsApp:

Geral:

 

(21) 98699-5517

(21) 98606-9579

 

Equipes:

Geologia Ambiental: (21) 97632-9920

Geologia de Engenharia: (21) 98606-9579/(21) 99599-7977

Geoprocessamento: (21) 98699-5517

Endereço
Av. Athos da Silveira Ramos, 274

Bloco J, Sala J2-034
Cidade Universitária - RJ - Brasil

CEP: 21941-611

E-mail: contato@xistojunior.com

Localização

© 2020 Diretoria de Marketing - Xisto Jr. Consultoria

E Se A Terra Girasse Para O Outro Lado?

16 Sep 2017

 Em 1978, Super-Homem, no seu primeiro filme faz a Terra girar no sentido contrário, e com isso, consegue voltar no tempo. Mas isso é coisa de Hollywood, e se realmente acontecesse?

 

 A principal mudança seria no clima. No Rio de Janeiro, em vez de biquínis usaríamos casacos na orla de Copacabana. Em Santa Catarina, em vez de golfinhos, leões-marinhos, talvez orcas. Assim seriam todos os cartões postais do Brasil. A rotação da Terra influencia o movimento das correntes de ar próximas ao oceano, e consequentemente, das correntes marítimas, que distribuem o calor absorvido pelos trópicos terrestres. Para se ter uma ideia, as correntes de água quente liberam, no Polo Norte, uma energia de 30% de toda energia solar que incide sobre lá. O contrário também é verdade, as correntes trazem o frio dos polos para os trópicos, equilibrando o clima.

 

 Se a Terra girasse no sentido contrário, as correntes também se inverteriam, e isso teria um impacto decisivo. O litoral brasileiro seria semelhante ao chileno, banhado por águas frias, e seria, provavelmente, dominado por um deserto (talvez devêssemos chamar de Atacama).

 

 Furacão Irma? Direto para o Marrocos, Portugal e Espanha, assim como todas as tempestades que hoje sacodem o Caribe e Flórida. Varreria também o deserto do Saara, levando muita chuva para o norte da África.

 

 Esse texto teria sido escrito em tupi-guarani, pois Pedro Álvares Cabral só chegou por aqui devido aos ventos e correntes oceânicas.

 

 Para entender o movimento de rotação da Terra é preciso voltar às origens do sistema solar. Há cerca de 5 bilhões de anos, o Sol era cercado por uma grande nuvem giratória de gás e poeira. Ao longo de milhões de anos, o material disperso nessa nuvem foi se aglomerando e formando nosso planeta e seus 8 vizinhos. Por isso, todos seguem o mesmo movimento da nuvem que lhes deu origem, com exceção de Vênus, que ficou de "cabeça para baixo" e gira ao contrário e Urano, que foi formado pela colisão de outros dois planetas.

 

 Para qual sentido você prefere?

 

 Fonte: Superinterresante

 

Please reload

Posts Em Destaque

Qual a importância e os benefícios de se obter o Cadastro Ambiental Rural (CAR)?

February 23, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook