Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18hs

Sábado das 9h às 14h

Telefone e WhatsApp:

Geral:

 

(21) 98699-5517

(21) 98606-9579

 

Equipes:

Geologia Ambiental: (21) 97632-9920

Geologia de Engenharia: (21) 98606-9579/(21) 99599-7977

Geoprocessamento: (21) 98699-5517

Endereço
Av. Athos da Silveira Ramos, 274

Bloco J, Sala J2-034
Cidade Universitária - RJ - Brasil

CEP: 21941-611

E-mail: contato@xistojunior.com

Localização

© 2020 Diretoria de Marketing - Xisto Jr. Consultoria

Inteligência Geográfica nas Empresas

30 Jul 2017

Você sabe exatamente quem são os seus compradores? Quais são os seus costumes? Onde eles estão e por onde passam?

 

Empresas que possuem os hábitos de seus clientes mapeados encontram no conceito de Inteligência geográfica uma forma de saber em que tipo de varejo apostar mais fichas e onde seu produto tem maior penetração. O Geomarketing, como é denominado, pode ser aplicado na produção, na estratégia de relacionamento, na abertura de lojas, na parceria com grandes marcas e até como forma de medir o retorno das ações de marketing.

 

 

 

Geomarketing é uma técnica de Marketing que considera a elaboração de mapas e análise de dados como componente no processo de tomada de decisões na gestão de Vendas, Trade e Marketing. Permite uma análise com maior assertividade de Mercado, Consumidores, Fornecedores e Concorrentes.

 

Quando Posso Aplicar?

 

O Geomarketing pode ser aplicado em qualquer momento, desde a escolha de um local para a abertura do seu negócio até a validação de um novo produto ou criação de um plano para otimização de lucro.

 

Como Funciona? 

 

Existem 3 tipos diferentes de consultoria que uma empresa pode contratar, todas elas são baseadas na coleta de dados de todos os tipos de stakeholders (consumidores, concorrentes, fornecedores e mercado). Com esses dados, são elaborados mapas temáticos, com softwares geográficos específicos, que permitem uma interpretação para o processo de tomada de decisão estratégica do seu negócio.

 

Pesquisa de Mercado

 

Por meio de uma Pesquisa Personalizada, é feita uma Análise do Mercado em que o setor do seu negócio está inserido ou pretende se inserir, com o objetivo de coletar respostas que permitam identificar os pontos que a sua empresa precisa melhorar e detectar novas tendências para que sua empresa atinja o melhor resultado.  A pesquisa irá identificar os problemas que impedem de alavancar o seu negócio. E ela pode ter diferentes objetivos, de acordo com o que irá trazer a melhor solução estratégica. 

 

O primeiro, é a análise direta da concorrência, em que coletam-se os dados de suas ações de marketing e verificam-se as práticas que deram certo e que podem ser replicadas e práticas que deram errado, para serem evitadas.

 

O segundo, é a análise de consumidores, em que é identificada a Buyer Persona de cada Produto para que seja feito um mapa de distribuição de clientes em potencial, que se encaixam em cada padrão. Assim, é possível prever qual produto terá mais sucesso em uma loja de acordo com a sua localização geográfica. 

 

Também é possível fazer uma análise de fornecedores, em que se busca reduzir os custos operacionais do seu negócio a fim de otimizar os lucros. O objetivo é identificar qual fornecedor terá um melhor custo-benefício, levando em consideração tempo e despesas de deslocamento.

 

Segmentação de Mercado

 

A Segmentação de Mercado Geográfica consiste em Dividir o Mercado em Diferentes Unidades, como Países, Estados, Cidades ou ainda mais específicos como Bairros. Assim, com esses dados em mãos, você pode decidir se vai atuar em uma ou ainda em todas as áreas, dando uma atenção especial para as diferenças regionais – e aos desejos desse Market Share Específico.

 

Hoje em dia, muitas das empresas estão regionalizando seus produtos e ainda voltando as campanhas publicitárias e promoções para atender as necessidades de determinada região. Assim, é possível entender as reais necessidades do seu cliente e satisfazê-los da melhor forma possível.

 

Site Location

 

Já se perguntou como é feita a decisão para escolher onde uma nova loja será aberta? Onde posiciono um restaurante delivery para que os pedidos sejam entregues o mais rápido possível em uma região?

 

Para tomar a decisão certa, é necessário que ela seja baseada em uma análise de mercado, a partir de um mapeamento de Market Share (Consumidores Específicos), estudo de custos e até mesmo estudo de tráfego (como no caso do restaurante delivery).

 

As opções são intermináveis, e elas precisam ser analisadas caso a caso. Vamos supor que o IPTU seja mais caro em uma rua movimentada, será que vale a pena pagar mais caro na tributação ou o posicionamento de uma loja em uma rua com IPTU mais barato teria o mesmo efeito no negócio se priorizássemos ações de marketing? Nessa situação, talvez seja possível reduzir custos sem que isso impacte nas vendas, e isso pode significar uma grande melhora nos seus resultados.

A principal aplicação do Geomarketing em Empresas de Grande Porte é a realização de estudos de Expansão de Franquias. Dessa vez, o objetivo é verificar qual é o raio de alcance de uma determinada unidade da franquia, e determinar onde a próxima loja pode ser aberta sem que isso influencie negativamente nas vendas de outra.

 

Em tempos de alta competitividade entre as empresas, o Geomarketing vem se tornando fundamental como ferramenta de validação de modelos de negócios, com o desafio de antecipar tendências e detectar oportunidades para melhorar a experiência de seus clientes e otimizar o seu lucro.

 

Saiba Mais em: XistoJunior.com/Geomarketing

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Qual a importância e os benefícios de se obter o Cadastro Ambiental Rural (CAR)?

February 23, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook