Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18hs

Sábado das 9h às 14h

Telefone e WhatsApp:

Geral:

 

(21) 98699-5517

(21) 98606-9579

 

Equipes:

Geologia Ambiental: (21) 97632-9920

Geologia de Engenharia: (21) 98606-9579/(21) 99599-7977

Geoprocessamento: (21) 98699-5517

Endereço
Av. Athos da Silveira Ramos, 274

Bloco J, Sala J2-034
Cidade Universitária - RJ - Brasil

CEP: 21941-611

E-mail: contato@xistojunior.com

Localização

© 2020 Diretoria de Marketing - Xisto Jr. Consultoria

Mapas Temáticos e suas Aplicações

16 Nov 2018

Os mapas são uma representação visual de um (ou mais) determinado aspecto e, desde paredes de cavernas até a palma da mão em um Smartphone, têm feito parte da história da humanidade e sua constante evolução.

Brazil - Economic Activity (1977). Autor: U.S. Central Intelligence Agency Instituição: [pc] Perry-Castañeda Library Map Collection - The University of Texas at Austin

  

Os primeiros mapas eram ilustrações das posições das estrelas no céu noturno, com esses era possível saber em qual direção seguir para chegar a um determinado ponto. Depois, vieram as representações da própria Terra, que com o tempo se tornaram cada vez mais sofisticadas e detalhadas.

  

Ainda com o passar de milhares de anos - e diversas mudanças nas técnicas de mapeamento - o objetivo se manteve sempre o mesmo: passar informações de maneira a qualquer que pessoa possa entender apenas olhando, sem barreiras linguísticas ou culturais. Com os avanços dos diversos campos do conhecimento, é natural que a quantidade de informação a ser representada em mapas aumente. Exatamente nesse ponto entram os mapas temáticos.

  

Mapas temáticos surgiram pela primeira vez no século XVII, quando mapas se tornaram precisos o suficiente para representar costas, cidades e outros limites de forma correta. Mapas temáticos são diferentes de mapas comuns, pois características como rios, estradas ou fronteiras políticas, se estiverem presentes, servem apenas como pontos de referência para auxiliar no entendimento do mapa.  Estes são mapas que dão ênfase a um tópico específico, como a distribuição da chuva em uma determinada região.

  

Estes mapas são de extrema importância para muitos profissionais no mundo moderno, com aplicações em diversas áreas, como na agronomia, mineração, planejamento urbano, segurança pública, comércio e muitas outras. Para fazer um desses mapas segue-se, resumidamente, as seguintes etapas:

  

  1. É realizada uma pesquisa para adquirir os dados necessários para sua elaboração;

  2. Após o recolhimento de todos os dados, esses são analisados e distribuídos adequadamente pelo mapa, levando em consideração a posição geográfica;

  3. É criada uma legenda específica, de forma que os elementos abordados sejam facilmente identificáveis.

https://sandrogeotecnologia.blogspot.com/2018/01/mapas-tematicos-bivariados-para.html

  

Um exemplo mais concreto seria um mapa temático que tem como seu objetivo notar as tendências da distribuição de classes sociais em uma determinada região. Após o levantamento dos dados de cunho socioeconômicos, o mapa montado, e poderá ser usado em conjunto com outras informações para decidir, por exemplo, o melhor ponto para a instalação de um estabelecimento comercial de determinado nicho, de acordo com seu público alvo, garantindo assim uma maior chance de sucesso.

  

Se quiser saber mais sobre como o uso de mapas temáticos pode auxiliar na tomada de decisão quanto ao melhor ponto de venda para um negócio, clique aqui!

  

Acompanhe nosso Blog para mais postagens sobre nossos serviços e suas aplicabilidades para você!

Please reload

Posts Em Destaque

Qual a importância e os benefícios de se obter o Cadastro Ambiental Rural (CAR)?

February 23, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook