Análise de Solo: O Que a Torna Indispensável para a Construção Civil?

Para se fazer uma construção, o terreno no qual a obra será executada exerce um papel essencial, pois ele sustentará toda a estrutura do futuro estabelecimento. A primeira etapa a ser realizada antes de uma obra deve ser o estudo Geotécnico, que servirá para auxiliar os engenheiros na construção das fundações.

A caracterização do solo é imprescindível para obter conclusões acerca da qualidade do solo e de sua capacidade de servir como suporte, logo, toda construção deve ser precedida de uma detalhada e completa análise do terreno. Ignorar essa etapa gera um risco iminente de desastres, que pode ser prevenido com avaliações constantes acerca da resistência que o local necessita ter para suportar as grandes cargas necessárias, além de fatores como as variações de umidade que ele sofre.


Para a obtenção de tais dados, faz-se uso de diversos ensaios laboratoriais - dos quais se tiram as conclusões necessárias - por meio de amostragens do solo em questão. Dentre eles, podemos citar:


- Ensaio de Adensamento


É a deformação plástica, ou seja, a redução de “vazios” (poros) de um solo em função do tempo e da pressão aplicada.


- Teor de Umidade


É a relação da massa ou o peso da água contida no solo e a massa ou o peso de sua fase sólida, expressa em porcentagem. Em geral, os solos brasileiros apresentam umidade natural abaixo de 50%.


- Ensaio de Compactação


É a estabilização do solo por meio da aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica). Tem como consequência o aumento do peso específico e resistência ao cisalhamento do solo, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade.


- Limite de Liquidez (LL)


É o teor de umidade abaixo do qual o solo se comporta como material plástico, ou seja, a umidade de transição entre os estados líquido e plástico do solo.


- Limite de Plasticidade (LP)


É o teor de umidade em que o solo deixa de ser plástico, tornando-se quebradiço; é a umidade de transição entre os estados plástico e semissólido do solo.


- Grau de Saturação


É a relação entre o volume de água e o volume de “vazios” (poros) de um solo, expressa em porcentagem. Varia de 0% em solo seco para 100% em solo saturado.


- Porosidade


É a relação entre o volume de “vazios” (poros) e o volume total da amostra.


- Densidade Real


É a relação entre a massa de uma amostra de solo e o volume ocupado por suas partículas.


- Densidade Aparente


É a relação existente entre a massa de uma amostra de solo seca a 105 a 110°C e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros.


- Análise Granulométrica


A Análise Granulométrica é o estudo da distribuição - em porcentagem de partículas - das dimensões dos grãos de um solo.

Imagem: Embrapa Solos

A vantagem principal da análise do solo se faz também sua necessidade: a relação de custo-benefício é muito alta, já que a falta dessa etapa em uma construção aumenta drasticamente o nível de instabilidade da obra e, consequentemente, perda de verba com a correção de tais problemas, sem contar com as chances de possíveis de envolvimentos em questões judiciais.


Catástrofes evitáveis, ocorrendo devido à não-realização da Análise do Solo são muito comuns, infelizmente. Um impactante e triste desastre que serve como exemplo é o Morro do Bumba, em Niterói, que foi construído em cima de um antigo lixão e acabou desmoronando após um grande volume de água se infiltrar na terra durante uma chuva.


Portanto, fica claro que o papel de caracterizar o solo antes de uma construção é insubstituível e tem uma importância imensurável na segurança não só do futuro estabelecimento, mas também de seus arredores.


Caso tenha se interessado e deseja saber mais sobre o impacto da Análise de Solo no seu projeto, a Xisto pode te ajudar!


Clique aqui para entrar em contato.


#AnálisedeSolo #ConstruçãoCivil #GeologiadeEngenharia

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18hs

Sábado das 9h às 14h

Telefone e WhatsApp:

Geral:

 

(21) 99260-6019

(21) 96402-7955

 

Equipes:

Geologia Ambiental: (21) 98804-4274

Geologia de Engenharia: (21) 99899-4898

Geoprocessamento: (21) 98453-3519

Endereço
Av. Athos da Silveira Ramos, 274

Bloco J, Sala J2-034
Cidade Universitária - RJ - Brasil

CEP: 21941-611

E-mail: contato@xistojunior.com

Localização

© 2020 Diretoria de Marketing - Xisto Jr. Consultoria