Análise de Solos para a Pavimentação: Qual a Sua Importância?

A pavimentação de uma área é essencial para garantir conforto e segurança no deslocamento pelas cidades e rodovias do país. Para que seja feita de maneira efetiva e haja durabilidade são necessários estudos do solo que servirá como base para o futuro projeto: o conhecimento dessa análise é essencial para determinar o tipo de material a ser empregado na pavimentação, assim como a espessura do pavimento.

Para que se obtenha tais dados, primeiramente, são coletadas informações em campo (na visita técnica), que descrevam as camadas do solo de forma expedita, indicando, por exemplo, a presença de matéria orgânica e/ou mica, a quantidade de areia e silte presente, a possível presença de blocos rochosos, entre outros aspectos a serem analisados. Serão também coletadas as amostras do solo presente no local de estudo.


Posteriormente, são feitos ensaios laboratoriais com as amostras coletadas. Dentre os mais comuns para tal tipo de serviço, tem-se:


- Análise Granulométrica: é o estudo da distribuição e frequência das dimensões das partículas das amostras;


- Limite de Plasticidade (LP): procura medir a plasticidade do solo e representa a quantidade de água a ser acrescentada ao solo para que esse passe do estado de consistência plástico para o semi-sólido;


- Limite de Liquidez (LL): indica o valor de umidade em que o solo passa do estado de consistência líquido para o plástico;


- Limite de Contração: busca medir o valor em que o solo passa do estado e consistência semi-sólido para o estado sólido;


- Ensaio Índice Suporte Califórnia (CBR): expressa a relação entre a resistência à penetração de um cilindro em uma pedra brita padronizada e a resistência do mesmo cilindro em uma amostra de solo compactado, simulando, dessa forma, o peso das camadas sobre o subleito. O ensaio permite obter o índice de expansão do solo durante o período de saturação por imersão do corpo de prova;


- Ensaio de Compactação: processo que visa a melhoria das propriedades do solo por meio da redução do índice de seus vazios pela aplicação de pressão, impacto ou vibração. Além disso, a operação torna o maciço mais homogêneo e resulta no aumento do peso específico do solo.

Com os dados geotécnicos obtidos por meio dessas etapas é possível determinar as principais características do solo e identificar o melhor material e método de pavimentação, garantindo um serviço confiável – que supra as necessidades de durabilidade e segurança.


Caso tenha se interessado, e pretende saber mais sobre os ensaios necessários para o seu projeto, a Xisto Jr. pode ajudar!


Orce gratuitamente uma Análise do seu Solo clicando aqui.


Acompanhe nosso Blog para mais postagens sobre nossos serviços e suas aplicabilidades para você!

#AnálisedeSolo #ConstruçãoCivil #GeologiadeEngenharia

Posts Em Destaque